Um dos problemas mais comum entre os idosos é é a perda de dentes, que traz prejuízos para a estética e para a saúde. Segundo o Ministério da Saúde os idosos apresentaram CPO-D (índice de dentes cariados, perdidos e obturados) de 27,79%, sendo a perda dental o principal problema e três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional. Destes, mais de 36% necessitam de pelo menos uma dentadura. O mais preocupante é que prevenção bucal praticamente não existe.
Analisando todos esses dados, é fácil perceber que chegar aos 60 anos com a saúde bucal em perfeito estado, não é tão simples; porém alguns cuidados podem ajudar a prevenir e reduzir os índices de problemas bucais.
O primeiro passo é a conscientização de que temos de que perder os dentes e usar um par de dentaduras é uma conseqüência natural da idade. Não é bem assim. Apesar de pode acontecer isso, não significa que se deve deixar os cuidados de lado, “já que irá perder os dentes”. A tendência atual é que o indivíduo envelheça com os dentes.
A prevenção serve não somente para a perda de dentes, mas para evitar a gengivite ou até mesmo algo mais grave como um câncer bucal. Entre outros problemas que podemos citar é a própria cárie e a boca seca.
Os cuidados devem ser os mesmo, como a escovação com creme dental com flúor, uso do fio dental e quando indicado pelo dentista, o uso de antisséptico bucal e manter regularmente a visita ao dentista.
Agora se você já usa prótese dentária, a cada 5 anos, deverá procurar o seu cirurgião-dentista, para uma análise criteriosa para confecção de novas dentaduras.
Além disso é importante fazer a higienização da prótese dentária, sempre que se alimentar, usando uma escova macia. NÃO use pó para polir, eles podem conter cáusticos alcalinos, ácidos ou partículas, os quais podem arranhá-la, sem falar que 0 acúmulo, de antigas partículas pode dar mau odor.
Com esses simples, mas eficazes, cuidados você poderá ter uma saúde bucal excelente e manterá sua boca longe de problema.
Fonte: http://www.dentistacampogrande.com.br/boca/dicas-de-higiene-bucal-e-cuidados-da-protese-dentaria